Quem trabalha com vendas sabe que ter qualidade nas chamadas com os clientes é fundamental, tanto na qualidade da ligação em si, como nas estratégias utilizadas para convencer os clientes nas ligações. Diante disso, gravar a sua chamada é fundamental. Neste texto, nós vamos explicar porquê. Acompanhe conosco até o fim!
Por que gravar suas chamadas com clientes?
Quase toda empresa que realiza prospecção, negociação, suporte ou atendimentos em geral pelo telefone realiza a gravação das ligações. Mas por que esta é uma prática recorrente e qual a importância de gravar as suas chamadas com qualidade?
Soluciona dúvidas que os clientes possam ter
Quando uma empresa grava as chamadas com os seus clientes, ela deve informá-lo que a ligação está sendo gravada e que o cliente, caso queira, pode ter acesso ao arquivo da gravação. Este esclarecimento é importante porque os clientes podem ter dúvidas quanto ao que foi passado na chamada.
Muitas chamadas de atendimento podem ser longas e transmitir uma quantidade enorme de informações. Se o cliente deseja ter posse destes dados, a sua empresa pode transferir a ele os arquivos das chamadas e assim solucionar dúvidas.
Proteger a empresa se o cliente entrar na Justiça
Por diversos motivos, é comum que os clientes entrem na Justiça contra a sua empresa. Cobranças que ele julga indevidas, produtos e serviços que supostamente não atendem ao contratado entre outros problemas que podem acontecer entre clientes e empresas levam aos litígios.
Se a sua empresa possui a gravação das ligações que foram realizadas entre os funcionários e os clientes, ela tem muito mais ferramentas para se defender em casos como estes. Desta forma, a sua equipe de advogados tem todos os insumos para montar uma boa estratégia de defesa, e a Justiça tem provas mais concretas para entender o que realmente aconteceu e dar um julgamento justo.
Entender o trabalho dos vendedores e aprimorar suas técnicas
Mas, sem dúvida alguma, a principal importância de gravar as chamadas feitas com os seus clientes é justamente melhorar a performance da sua equipe de vendas. Com as gravações das suas chamadas, os gestores podem ouvir os diálogos e compreender o que os representantes comerciais estão fazendo de certo e errado.
Além disso, por meio das gravações das chamadas, os gestores podem entender melhor quais têm sido os feedbacks dos clientes aos argumentos de vendas. Isso permite, por exemplo, que as empresas elaborem melhores estratégias de venda para serem aplicadas pelos vendedores durante as ligações.
Com a gravação, o gestor não precisa ouvir as chamadas enquanto elas acontecem, podendo acessar o arquivo posteriormente, pausá-lo e acessá-lo da maneira que for necessária para entender a realidade da equipe de vendas.
Isso não se aplica apenas às vendas, naturalmente, mas em qualquer momento em que um representante de vendas precise conversar com um cliente via chamada.
Viu só? Gravar as ligações que a sua empresa faz com os clientes pode ser muito importante e você deveria investir nisso com qualidade.
Por isso, os serviços da IP Force são os mais indicados para a sua necessidade. Conheça e deixe o seu contato para que possamos conversar com você!